Metal – Impressão em FDM para Fundição por Modelo Perdido

Peça em Alumínio. Terminal de Braço Robótico.

Aqui vamos abordar como fazer peças em metal com impressão 3D utilizando o tradicional processo de fundição por modelo perdido, ou  “cera perdida” .

Matrizes impressas em 3D FDM, em conjunto com o processo de fundição por injeção, podem ser usados para produzir grandes peças de metal à um custo muito baixo, com características que não seriam possíveis usando técnicas tradicionais de fabricação.

Como Funciona e Como é Usado pela Indústria?

No processo tradicional a necessidade de matrizes de metal feitas em CNC tem  altos custos e necessita da cera como molde.

Usando a dddrop EVO TWIN para a confecção do molde, o processo se torna bem mais simples e com custo reduzido. À partir do projeto o Simplify 3D, ajusta-se as dimensões calculando retração do material.A EVO mantém a integridade de designs complexos graças ao controle  automático de temperatura do gabinete. 

Molde Matriz em Metal para Processo de Cera Perdida

Vantagens e Benefícios

Confira algumas das vantagens do processo de fundição por modelo perdido ou ” Investment Casting” usando a dddrop para a confecção do molde:

Baixo custo: método de menor custo de impressão e elimina a necessidade de matrizes caras.

Volumes grandes: as impressoras dddrop têm um tamanho de construção muito maior (até 330 x 310 x 305 mm) quando comparadas às impressoras DMLS ou SLA. Como os custos de material são baixos, a dddrop EVO é particularmente mais competitivo à medida que o tamanho das peças aumenta.

Redução de Riscos do Projeto: Devido à rapidez e baixo custo do material inicial, pode se reimprimir a matriz quantas vezes for necessário para eliminação de falhas e otimização da peça.

Produção de pequenos volumes: sem a necessidade de moldes e matrizes caras, o processo de manufatura de pequenas séries fica viável.

Manufatura de Design complexos: O processo favorece a manufatura de peças de designs orgânicos com alto detalhamento e complexidade no design que reduzem material e custo na manufatura.

Acabamento e Detalhes: possibilita estreita tolerância dimensional e ótimo acabamento superficial. Espessura ds paredes de impressão à partir de 5 microons

Inúmeros Metais: Aço Inox, Alumínio e Ligas de Cobre (latão e bronze)

 

Quer Saber Mais Sobre Esta Nova Tecnologia?

Você quer entender melhor esta nova forma de manufatura? Conhecer os custos envolvidos, as principais etapas, quais os resultados esperados,  e como a impressão 3D em especial as impressoras dddrop podem ajudar nessa evolução que já está acontecendo? Entre em contato conosco aqui, nos envie um projeto e peça um orçamento, nós fazemos para você!

Ou baixe o White Paper e obtenha mais detalhes.

Algumas imagens e conteúdo extraído de: https://www.3dhubs.com/knowledge-base/producing-low-cost-castmetal-parts-using-3d-printing

Fechar Menu