Embraer Destaca-se em Inovação Disruptiva Através da Manufatura Aditiva

A EMBRAER, terceira maior fabricante mundial de aeronaves, na sua unidade localizada em Gavião Peixoto-SP, destaca-se com inovação disruptiva em manufatura aditiva, em cooperação com as impressoras 3D industriais DDDROP. Foi executado um projeto bem-sucedido, combinando criatividade e fabricação de ponta em materiais compostos através da impressão 3D. 

Os jatos executivos da Embraer são variados para atender às necessidades específicas e exclusivas dos clientes. Os interiores desses jatos são cuidadosamente fabricados à partir de materiais compósitos e madeiras especiais, sendo que, ao longo do processo de fabricação, o material tem de ser removido através da usinagem. 

Para limpeza e remoção dos detritos provenientes da usinagem, os engenheiros inventaram uma solução criativa, na qual um sistema de sucção à vácuo rotacional foi acoplado ao cabeçote de um sistema robótico. Esse sistema rotaciona dinamicamente perpendicular na direção da cabeça da ferramenta em movimento. A unidade de sucção teve que ser instalada em uma área muito pequena e se mover dinamicamente ao redor do eixo Z, controlada por um motor de passo, e uma unidade de controle lógico.

Ao invés de optar por uma solução CNC tradicional, que apresentaria alto custo e tempo, a equipe optou por uma solução mais leve e muito menos demorada, usando a impressora DDDROP EVO TWIN 3D e filamento composto de Nylon / Carbono com uma relação força / peso superior ao aço. O resultado foi um sucesso.

“Para o nosso projeto, a DDDROP EVO TWIN nos permitiu usar uma ampla variedade de filamentos funcionais que variam da madeira ao material flexível, suporte solúvel e materiais de alta resistência e tolerância à temperatura”, comentou o Engenheiro da EMBRAER, José Otavio Savazzi. “A manufatura aditiva e o uso do projeto generativo em combinação com o uso de material compósito funcional desempenham um papel cada vez mais importante em nosso processo de design e fabricação”, acrescentou.

Quer conhecer mais sobre as impressoras industriais DDDROP? Clique Aqui.