Benefícios para a Impressão com um Gabinete Fechado

A compra de uma impressora 3D pode resultar em várias dúvidas na escolha, pois há muito o que escolher. Uma diferença importante é o formato da impressora 3D. Existem impressoras 3D no mercado sem uma caixa / gabinete, essas impressoras são muito sensíveis à temperatura ambiente. E há as impressoras 3D com um gabinete fechado, onde a temperatura é consideravelmente melhor para se regular. Essas impressoras 3D de gabinete fechado são geralmente mais caras, mas também oferecem mais possibilidades com melhor desempenho de impressão.

Temperatura de impressão

Para poder fazer uma escolha de qual impressora 3D é a mais adequada para você, é útil saber mais sobre o processo de impressão 3D primeiro. Ao fazer uma impressão 3D, a temperatura é de grande importância. Sem a temperatura certa, é impossível fazer uma boa impressão 3D. O material de impressão (filamento) deve derreter para poder passar pelo cabeçote/extrusor de impressão (bocal) e colocá-lo por camada. A temperatura na qual o filamento muda de sólido para líquido é chamada de temperatura de transição vítrea. Essa temperatura difere por filamento. Quanto mais alta a temperatura, mais difícil será perceber isso com uma impressora aberta. O filamento ainda poderá ser enviado pela cabeça de impressão quente. No entanto, quando é depositado no leito de impressão e arrefece muito rapidamente, devido à temperatura ambiente, é muito provável que o filamento fique deformado na placa de impressão (vidro) ou haverá uma delaminação superior no produto.

Impressoras 3D abertas

As impressoras 3D mais simplificadas são, em geral, as impressoras abertas. Estes estão disponíveis em torno de R$2.000, -. Muito acessível e ótimo para impressões simples, onde o material (filamento) é menos importante. Essas impressoras 3D só podem imprimir os filamentos PLA e PET-G. O PLA e o PET-G não são totalmente sensíveis ao encolhimento e, portanto, podem ser impressos com uma impressora aberta.

O PLA é um material plástico forte e duro que não pode simplesmente ser retirado de seu contexto: ele pode suportar grandes forças. Mas no caso de um duro golpe ou queda, é apenas vidro e vai quebrar. O PLA é, portanto, especialmente adequado para modelos de visão e não para uso industrial. Ótimo para casa, e experimentos para modelos.

PET-G é um material muito forte que também é flexível: pode ser esticado duas vezes em seu comprimento antes de quebrar. Graças à combinação de força, resistência e flexibilidade, é extremamente adequado para peças que se movem muito e onde a fadiga se esconde.

Espaço de impressão aquecido

As impressoras 3D dddrop são equipadas com uma câmara de impressão aquecida de até 130 ºC (PRO). Esta é a fonte de aquecimento da impressora, o ar quente sobe e o ar quente permanece na impressora devido à caixa fechada ou gabinete. A grande vantagem disso é que a deformação no leito de impressão é frequentemente evitada.

Impressoras 3D fechadas

A dddrop Leader PRO tem um gabinete fechado e condicionado, que facilita a regulação da temperatura. Isso possibilita imprimir com vários filamentos.

Quando falamos de filamentos como ABS, PA (poliamida, nylon), PC (policarbonato), carbono, filamentos cheios de metal, etc., a temperatura realmente importa. Estes filamentos possuem uma alta temperatura de vidro. Para poder imprimir esses materiais sem encolher, você realmente precisa de um gabinete condicionado. É importante que um tipo de forno seja criado. Muitas vezes, queremos um gabinete o mais quente possível, mas quando o gabinete está muito quente, a cabeça da impressora fica presa. É por isso que ele terá que ser resfriado sem perder muita a temperatura no gabinete. Existe uma porta aberta na sala e surge um golpe de ar? Isso não é um problema. Isso não afeta sua impressão. A temperatura ambiente, do local da impressora é muito menos importante. Embora seja necessária uma temperatura ambiente para a configuração padrão de impressão para obter os melhores resultados.

Curioso sobre o que uma impressora 3D pode fazer pela sua empresa, sem um investimento muito grande? Dê uma olhada no site dddrop.com.br ou entre em contato conosco para uma consulta informal:

contato@dddrop.com ou pelo tel.: 011 5052 9378.

Fechar Menu