ACELL, fabricante européia de bicicletas, usa as impressoras 3D dddrop com satisfação

dddrop reduz tempo desenvolvimento

A Impressora 3D dddrop Reduz o Tempo de Desenvolvimento

“Em um modelo físico, você pode ver muito mais rápido onde estão os problemas de design”

O software de design e visualização digital e até mesmo os óculos de realidade virtual não podem corresponder `a  um modelo físico para Gerhard Korendijk, engenheiro mecânico da Batavus. “Especialmente se você quiser discutir um conceito em um grupo mais amplo.” Como seu departamento tem sua própria impressora 3D, ele envia regularmente um arquivo para a impressora 3D dddrop no final do dia de trabalho para ter um protótipo tangível em suas mãos na próxima manhã.

A Accell Nederland é a fabricante de bicicletas da Batavus, Sparta, Koga e Loekie e faz parte do Accell Group, uma empresa que opera globalmente. Batavus representa a bicicleta sólida da família; Sparta é sinônimo de bicicletas elétricas inovadoras. A Accell Nederland tem o seu próprio departamento de desenvolvimento na fábrica em Heerenveen na Holanda, onde, entre outras coisas, são produzidas as bicicletas Batavus e Sparta.

“Na indústria de bicicletas, as diferenças são pequenas, mas importantes para o grupo-alvo”, diz Gerhard Korendijk, junto com um colega responsável pela engenharia de componentes específicos de bicicletas para a marca como, armações, transportadores e peças plásticas. “Quando o designer termina seus desenhos de esboços, geralmente em um arquivo 3D e, às vezes, em esboços 2D, trabalhamos os desenhos tecnicamente. Certificamo-nos de que os projetos podem ser feitos, que todas as taxas são calculadas, etc.” Protótipos têm um papel essencial neste processo.

Protótipos. Qual a Vantagem?

Gerhard e seus colegas vêm imprimindo esses protótipos há dois anos com a impressora 3D Leader da dddrop, uma impressora industrial FDM de fabricação holandesa. Isso economiza muito tempo no processo de desenvolvimento, observa ele. “Se você tem um modelo em mãos, pode ver os problemas muito mais rapidamente do que em um modelo 3D na tela. Com o software de design 3D, você continuará a mexer no design por muito mais tempo ”.

 

dddrop reduz tempo desenvolvimento

Ele mostra alguns exemplos que foram impressos na impressora 3D dddrop. Em um dos modelos, o cabo e o plugue da bateria são encaminhados através do tubo superior para o motor central. “Eu precisava saber se o plugue podia ser inserido facilmente durante a montagem. Eu imprimi a peça em algumas horas e discuti com os colegas da produção no dia seguinte ”.

No passado, provavelmente ele não teria feito isso por causa dos custos de um protótipo fabricado externamente. “Esse processo normal de prototipagem leva  alguns dias; agora temos o protótipo em nossas mãos dentro de algumas horas ”. A impressora 3D dddrop reduz o tempo de desenvolvimento.

Antes do Molde ser Feito

Em outro exemplo, o novo adaptador de bloqueio. A trava da direção é feita por um fornecedor. Para facilitar o uso, Gerhard e seus colegas criaram um anel de plástico com uma alavanca para colocar a trava da direção, para que se possa abrir e fechar a trava com mais força. Esse é o chamado adaptador de bloqueio. “No entanto, o modelo 3D do fornecedor não estava exatamente correto. Antes de fazermos um molde, imprimimos vários protótipos em tamanhos diferentes.” Tal componente não custa mais do que um euro. No final, eles fizeram um modelo SLS impresso externamente para um teste funcional definitivo, mas já tinham certeza do tamanho certo.

O departamento de R&D da Batavus imprime peças toda semana, às vezes apenas como modelo visual, às vezes para testar o funcionamento de um componente da montagem. Gerhard Korendijk até percebe que ele imprime produtos 3D cujo design não está completo. “Como estamos na era digital, muitas vezes imprimo uma parte à noite porque sei que tenho algo em minhas mãos na manhã seguinte. Isso funciona muito bem ”.

O Apoio foi o Fator Decisivo

dddrop reduz tempo desenvolvimento

A Batavus foi uma das primeiras a comprar a impressora industrial FDM da dddrop. No fabricante de bicicletas, eles imprimem principalmente ABS, às vezes PLA. O design é feito no SolidWorks, para fatiar, eles mudaram para o Simplify 3D depois de um tempo, pois este possui perfis padrão para a impressora dddrop e ainda é possível criar perfis facilmente.

A maneira como o software Simplify 3D divide o produto e fornece o suporte, oferece impressões melhores que exigem menos suporte e, portanto, custam menos material. “Eu gostaria que a impressão 3D fosse tão fácil quanto a impressão de documentos, mas ainda não estamos lá”, diz Gerhard Korendijk. “Não é plug and play ainda, talvez em 10 anos”. No entanto, ele percebe que os ajustes estão se tornando cada vez menos necessários.

Com os perfis de material para a impressora dddrop no Simplify 3D já se percorreu um longo caminho. E caso contrário, há sempre o helpdesk. O suporte que a dddrop ofereceu na época foi a razão pela qual a Batavus escolheu este fabricante. “A impressora 3D vem do mesmo fornecedor que nosso software CAD. Sabíamos que o helpdesk era bom. Isso também se aplica à dddrop. “Quando você liga para o helpdesk, percebe que eles conhecem a impressora em profundidade”. O que ele notou principalmente é que a equipe da dddrop age com os comentários e sugestões de seus clientes. O feedback de usuários como o Batavus é uma contribuição importante para a melhoria contínua da impressora 3D.

Rápido Retorno sobre o Investimento

Para a equipe de R&D do fabricante da Batavus, a impressora 3D é indispensável. “Podemos nos desenvolver mais rapidamente com menos erros. Imprimindo nossos próprios protótipos, sabemos que estamos diminuindo as possibilidades de ter, no final, que fazer ajuste no molde”, diz Gerhard Korendijk. Desta forma, o investimento já foi recuperado duas vezes.

Este artigo foi publicado em 3dprintmagazine.eu, aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu