Notícias e Posts

A UNIDADE EMBRAPII em MATERIAIS FUNCIONAIS DA UFABC ADQUIRE IMPRESSORA RAPID ONE DA DDDROP PARA SEU projeto DE PESQUISA

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do ABC - São Paulo

O grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais (CTIM), unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) em Materiais Funcionais da UFABC – Universidade Federal do ABC localizado no campus de Santo André em SP, acabou de adquirir uma impressora FDM de 450x450x300mm de volume de impressão.

CTIM foi criado em 2020 para desenvolver projetos de inovação em colaboração com o setor industrial na área de materiais funcionais, sendo o financiamento dos projetos compartilhado entre a EMBRAPII, as empresas e a UFABC. Dessa maneira, o objetivo é estimular o setor industrial a inovar mais, e assim, tornar as empresas mais competitivas no mercado nacional e internacional. O CTIM tem competências para desenvolver projetos de P,D&I dedicados ao desenvolvimento, síntese, otimização, caracterização e aplicação de materiais funcionais avançados, dentro de duas principais sublinhas: i) Polímeros Funcionais e ii) Superfícies e Interfaces Funcionais. 

A aquisição faz parte do projeto de pesquisa colaborativa desenvolvida em parceria entre o CTIM com as empresas VOLKSWAGEN e SKINTECH, no âmbito do programa Rota 2030, para o desenvolvimento de módulos de potência de célula a combustível a etanol direto, contendo componentes produzidos por meio de impressão 3D de nanocompósitos poliméricos condutores. Os materiais e sistemas em desenvolvimento devem contribuir para o avanço da tecnologia de células a combustível para aplicações automotivas, com o objetivo de viabilizar a utilização de células alimentadas diretamente com etanol.

Segundo o coordenador do projeto, o Prof. Dr. Danilo Justino Carastan, a impressora da DDDrop foi escolhida por permitir trabalhar com uma ampla gama de polímeros e compósitos, inclusive materiais que requerem altas temperaturas de fusão. A equipe do projeto conta com a participação dos professores Anibal de Andrade Mendes, e Suel Eric Vidotti, o Dr. Luís Marcelo Garcia da Silva, e uma equipe de alunos da UFABC.

Alunos e docentes da UFABC com Robert Steijntjes Diretor da DDDROP Brasil
Alunos e docentes da UFABC e Diretor de tecnologia da DDDROP Brasil

Manufatura Aditiva – Segundo o Prof. Dr. Danilo Justino Carastan, essa tecnologia possibilita a manufatura de peças de formatos complexos, como aquela requerida neste projeto de desenvolvimento. Ele aponta ainda que a utilização desse novo equipamento representa um diferencial na formação dos alunos da universidade que atuam nos projetos e iniciativas desenvolvidos no CTIM, permitindo maior preparo profissional às técnicas de tecnologia de manufatura aditiva e ao desenvolvimento de novos materiais para as impressoras 3D.

Um dos diferenciais da impressora 3D dddrop RAPID ONE é o quadro escalável. Cada impressora 3D é feita sob medida. O cliente escolha as dimensões de impressão que precisa, escalável nos 3 eixos – Y e Z. A o dddrop RAPID ONE possui uma câmara de impressão fechada com temperatura controlada e um cabeçote de impressão facilmente substituível e com um sistema de refrigeração líquida o que possibilita a impressão de materiais de engenharia com reforço de fibras, que exigem temperaturas altas de impressão, e um melhor resultado de impressão. Se grandes modelos brutos precisam ser impressos rapidamente ou modelos muito detalhados de um material específico, inclusive filamentos ultra-resistentes a dddrop RAPID ONE cria o ambiente certo para um processo bem-sucedido.

A equipe DDDROP oferece assistência para pensar no processo de desenvolvimento de produtos o mais eficiente possível, e na correta configuração da impressora RAPID ONE, e um suporte técnico altamente qualificado. Para mais informações sobre a dddrop RAPID ONE acesse aqui!