Notícias e Posts
Pesquisa 2023 Impressão 3D - principais descobertas, direcionamento e expectativas da indústria
É sabido que o setor de manufatura aditiva está em plena expansão, e a cada dia novas descobertas e diretrizes são divulgadas. Mas como a nossa indústria está reagindo à essas mudanças?
Na semana passada foi divulgada uma pesquisa realizada em 2023 pela SIS International Research, a pedido da empresa Jabil (NYSE: JBL), empresa americana de soluções em manufatura na américa do norte, europa e em todo mundo.
- A Manufatura Aditiva está sendo utilizada mais para protótipos, ou já se utiliza para impressão de peças finais em escala?
- Indústrias estão internalizando a impressão 3D ou ainda se terceiriza esse serviço?
- Vale à pena imprimir “in house”? Quantas peças as grandes indústrias estão imprimindo por ano?
- Quais são os desafios para a Manufatura Aditiva no futuro?
Essas e outras perguntas foram feitas a 200 executivos dirigentes tomadores de decisão e conhecedores de tecnologia de MA (Manufatura Aditiva) de organizações com receitas anuais de mais de $5 bilhões. O resultado nos dá uma boa ideia para onde esse mercado está indo.
A DDDROP fez um breve “resumo” das principais diretrizes divulgadas na pesquisa:
- O protótipo ainda é o uso predominante na manufatura aditiva para a maioria dos entrevistados. No entanto, desde 2017, observou-se um crescimento contínuo no uso da impressão 3D para peças de produção (67%), produção de ponte (59%) e gabaritos, acessórios e ferramentas (58%).
- Empresas com mais de 100 impressoras 3D têm maior probabilidade de usar a tecnologia para produtos finais.
- 96% dos participantes utilizam impressão 3D internamente, mas ainda é comum a terceirização, especialmente em redes aditivas e fabricantes contratados.
- O protótipo é reconhecido como a área que mais se beneficia da manufatura aditiva (96%), seguido por design (52%) e produção em pequena escala (27%).
- Sete em cada dez tomadores de decisão esperam um crescimento moderado da impressão 3D para sua empresa nos próximos dois a cinco anos, em contraste com o crescimento significativo relatado em pesquisas anteriores.
- 97% dos participantes afirmam que sua organização usa impressão 3D para produzir peças funcionais ou finais. E 96% fazem suas próprias impressões “in-house”.
- 74% dos participantes imprimiram pelo menos 10.000 peças no ano passado, e 36% imprimiram até 100.000 peças no mesmo período.
- Os participantes esperam um maior crescimento no uso da impressão 3D para peças ou bens de produção nos próximos três a cinco anos.
- Problemas com o custo e disponibilidade de materiais são muito frequentes, indicados por 85% dos tomadores de decisão, um aumento de 31% desde 2021.
- O custo dos materiais, citado como uma barreira financeira à manufatura aditiva, subiu de 18% para 79% desde a pesquisa de 2021.
- Além dos custos de material, os custos de processamento e equipamento de sistema são desafios significativos.
- A maioria dos entrevistados destaca o benefício da entrega mais rápida das peças como o grande diferencial da impressão 3D.
- Mais da metade (55%) diz que a liderança de suas empresas reconhece a manufatura aditiva como uma capacidade estratégica.
Preferências e Perspectivas de Materiais para Manufatura Aditiva
1. Plásticos/polímeros continuam sendo os principais materiais usados em manufatura aditiva, com 97% dos participantes optando por eles. Dentre plásticos e metais, dois terços usam plásticos mais frequentemente.
2. Quase todos (96%) disseram que gostariam de usar materiais metálicos se versões certificadas estivessem disponíveis a um custo razoável, seguido por plásticos/polímeros (88%).
3. Dois terços utilizam materiais customizados.
4. Nove em cada dez enfrentam o desafio de que os materiais necessários não estão disponíveis.
5. Apenas 27% acham que demora muito para desenvolver os materiais necessários, um decréscimo em relação à pesquisa de 2021.
A DDDROP fabricante de impressoras industriais está à frente em tecnologia de MA, oferecendo a seus clientes soluções para suas impressões em 3D, seja para protótipos projetados para MA, impressão de peças de reposição ou produtos finais com a escolha dos materiais adequados. Os clientes da DDDROP, com nossas impressoras de filamentos abertos, tem uma vasta opção de filamentos homologados, testados e fornecidos pela própria DDDROP para agilizar o trabalho de testes de impressão e projetos finais. Além disso oferecemos treinamentos e programas de parceria de impressão para auxiliar nos desafios das indústrias nossas clientes!
Para saber mis sobre a soluções DDDROP entre em contato conosco!